Plantio de trigo atinge 6% no Paraná e está perto de começar no RS

878

Porto Alegre, 7 de maio de 2021 – O mercado brasileiro de trigo observa a perspectiva de uma nova redução dos custos de importação do grão. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Jonthan Pinheiro, com as atuais retrações cambiais, mesmo com cenário de recentes elevações das cotações no FOB porto na Argentina, os preços podem chegar competitivos nos moinhos nacionais.

Na Argentina, os preços voltam a esboçar recuperações, minimizando o ganho de competitividade frente ao produto brasileiro, devido à retração cambial, porém, ainda permanecendo mais competitivo com relação aos custos de semanas anteriores.

Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que o plantio da safra de trigo 2021 do Paraná atinge 6% da área prevista de 1,158 milhão de hectares. Ela deve ser 3% maior frente aos 1,125 milhão de hectares cultivados em 2020.

Segundo o Deral, 30% das lavouras apresentam boas condições de desenvolvimento e 70% médias, entre as fases de germinação (98%) e crescimento vegetativo (2%). Na semana passada, o plantio atingia 5% da área, com 92% das lavouras em boas condições e 8% das lavouras em condições médias de desenvolvimento. No dia 27 de abril de 2020, o plantio estava completo em 7% da área.

A safra 2021 de trigo do Paraná deve registrar uma produção de 3,799 milhões de toneladas, 22% acima das 3,123 milhões de toneladas colhidas na temporada 2020. A produtividade média é estimada em 3.281 quilos por hectare, acima dos 2.795 quilos por hectare registrados na temporada 2020.

Rio Grande do Sul

O plantio de trigo deve ser iniciado nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Segundo boletim semanal da Emater/RS, na região de Santa Rosa, a janela recomentada vai de 10 de maio a 10 de julho. Os produtores seguem, por todo o estado, com os trabalhos de preparo do solo e com a procura por sementes e insumos. Os elevados preços pagos ao produtor favorecem a intenção de aumento da área plantada no RS.

O principal problema observado é a falta de chuvas. A baixa umidade do solo pode prejudicar ou atrasar o início dos trabalhos de plantio. Em algumas regiões, como em São Borja, na fronteira Oeste, os produtores enfrentam altos preços e falta de sementes.

Safra global

A produção mundial de trigo em 2021/22 deverá totalizar 778,8 milhões de toneladas, contra 774,6 milhões do ano anterior. A estimativa faz parte do relatório de maio do Sistema de Informação do Mercado Agrícola (AMIS), órgão do G-20 para divulgar dados de oferta e demanda das principais commodities globais. Esta foi a primeira estimativa para a nova temporada.

A estimativa indica safra recorde. A perspectiva de aumento na produção da União Europeia deve suplantar os cortes projetados para Austrália, Canadá e Rússia.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indica produção global de 776,5 milhões para 2020/21. O Conselho Internacional de Grãos indica safra de 790,4 milhões de toneladas para 2021/22.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA