IMEA prevê produção de soja do MT em 34,01 milhões de t para 2019/20

1541


     Porto Alegre, 4 de fevereiro de 2020 – Com o avanço da colheita da soja no estado, o Imea realizou a terceira estimativa para a safra de soja 2019/20 mato-grossense. A atualização reforça o movimento de aumento da área semeada e produtividade, consequência da conversão de áreas de pastagem e das condições climáticas favoráveis nesta temporada, que elevou a expectativa de produção. A expectativa é de que tenham sido cultivados em torno de 9,82 milhões de hectares, aumento de 1,63%, o equivalente a 157,94 mil hectares a mais em comparação à safra 18/19.

     Dentre as regiões que apresentaram maior expectativa de incremento de área, destacam-se a região norte, com um aumento de 10,70%, a região nordeste (1,97%) e a noroeste (1,90%). O crescimento da área semeada é decorrente, principalmente, da conversão de áreas de pastagem em agricultura, movimento que vem se intensificando nos últimos anos nessas regiões características de pecuária. Apesar da chuva ter “atrasado” no início da semeadura, ocorreram volumes adequados de precipitação na maior parte das áreas de soja e nos momentos mais exigidos pela cultura (florescimento e enchimento de grão), além da boa incidência de sol durante o ciclo da oleaginosa, o que vem gerando boas produtividades nas lavouras já colhidas no estado.

     Desta forma, o levantamento com os agentes de mercado indicou uma alteração da produtividade esperada para a safra, que agora passa a ser de 57,71 sacas por hectare, aumento de 2,97% em relação à safra anterior. Se consolidada, esta deve ser a safra de maior rendimento da história de Mato Grosso. Assim, com o aumento na área cultivada e da produtividade, a produção para esta safra está prevista em 34,01 milhões de toneladas, 4,66% a mais em relação à safra passada, representando um recorde para o estado.

     As informações constam na Estimativa de Safra do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.

     Revisão: Rodrigo Ramos / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA