Petrobras anuncia redução de 12% no preço da gasolina nas refinarias

1233


     São Paulo, 18 de março de 2020 – Seguindo a derrocada do preço do petróleo no mercado internacional, a Petrobras reduziu o preço da gasolina e do diesel nas refinarias em 12% e 7,5%, respectivamente, na maior queda do ano, com validade a partir de amanhã (19). No caso do diesel, a baixa é válida para o S10 e o S500.

     O último reajuste havia sido no dia 12 de março, quando a empresa reduziu em 9,5% o preço da gasolina e o do diesel em 6,5%.

     A queda no preço do petróleo começou após a crise desencadeada por Rússia e Arábia Saudita, que levou o país do Oriente Médio a aumentar a produção e reduzir os preços praticados pela estatal Saudi Aramco após o fracasso nas negociações entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e países aliados para uma redução coordenada da oferta da commodity.

     A iniciativa está relacionada ao impacto econômico da epidemia do Codiv-19, nome do novo coronavírus, que tem abalado os mercados ao redor do globo e levado entidades a revisarem projeções da economia global em 2020.

     Os preços válidos são a média dos praticados nas 37 refinarias da Petrobras, espalhadas pelas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O repasse aos distribuidores depende de diversos fatores, entre eles margens de revendedores, mistura de biocombustíveis e impostos.

     O reajuste dos preços para baixo ou para cima leva em conta a prática de preços competitivos, como preço de paridade internacional (PPI), margens para remuneração dos riscos inerentes à operação, nível de participação no mercado e mecanismos de proteção via derivativos.

     As informações são da agência CMA

Copyright 2020 – Grupo CMA