Previsão para PIB 2020 passa de estabilidade para contração de 6,4% – BC

1100


Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     São Paulo, 25 de junho de 2020 – O Banco Central (BC) revisou para baixo a previsão para a variação do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, e agora estima que a economia brasileira terá contração de 6,4% neste ano, segundo a edição mais recente do Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Na edição anterior, publicada em março, a previsão era de estabilidade.

     “A alteração da projeção está associada, essencialmente, ao avanço e à duração da pandemia da covid-19 em território nacional, com a consequente adoção, a partir da segunda quinzena de março, de medidas de isolamento social no país”, disse o BC no documento, acrescentando que a magnitude destes eventos superou “significativamente” o que se esperava em março.

     “A projeção para o PIB anual considera que o recuo no segundo trimestre será o maior observado desde 1996, início do atual Sistema de Contas Nacionais Trimestrais. Espera-se que tal contração seja seguida de recuperação gradual nos dois últimos trimestres do ano, repercutindo diminuição paulatina e heterogênea do distanciamento social e de seus efeitos econômicos”, afirmou o BC.

     As informações são da agência CMA.

Copyright 2020 – Grupo CMA