Ações da Ásia fecham em alta após estímulos fiscais

784

     Porto Alegre, 24 de março de 2020 – Os principais índices do mercado de ações asiático fechou o pregão em campo positivo após uma segunda-feira onde o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciou mais um pacote de estímulos para a economia.

     Ontem, o Fed anunciou uma série de novas medidas para liberar crédito para empresas e famílias norte americanas, em meio aos esforços para fornecer liquidez aos mercados e combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

     Entre as medidas, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) comprará títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas “nos montantes necessários para apoiar o bom funcionamento do mercado e a transmissão efetiva da política monetária para condições financeiras e econômicas mais amplas”.

     O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) para atividade industrial e de serviços do Japão também foi divulgado, mostran uma queda brusca na área de serviços. O índice chegou a seu nível mais baixo já registrado, a 32,7 pontos.

     Apesar disso, analistas acreditam que o otimismo dos investidores se deve a uma crença de que a economia asiática está sólida o suficiente para aguentar o impacto da crise.

    “Atualmente, o foco está em saber se o surto de coronavírus terá um impacto duradouro na economia do Japão. No momento, os dados indicam que a estrutura subjacente da economia do Japão permanece intacta. Além disso, os formuladores de políticas estão trabalhando de maneira coordenada para apoiar a economia”, afirmama analistas do Societe Generale. “A combinação da política fiscal que apóia o lado da demanda da economia monetária e da política monetária que apóia o lado da oferta deve fortalecer o momento inflacionário e ajudar a manter o potencial de recuperação da economia e marcar um forte crescimento positivo quando o vírus for contido”, concluíram.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

     Nikkei 225 (Tóquio): +7,04%, 18.077,50 pontos

     Hang Seng (Hong Kong): +4,46%, 22.663,49 pontos

     Xangai Composto (Xangai): +2,34%, 2.722,44 pontos

     Kospi (Seul): +8,60%, 1.609,97 pontos

     Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA