Ações da Ásia fecham em alta apesar de preocupação com Ômicron

492
ásia

     Porto Alegre, 3 de dezembro de 2021 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão majoritariamente em alta, terminando em tom positivo uma semana marcada por turbulências em meio ao avanço da variante Ômicron do coronavírus. 

     As ações ao redor do mundo oscilaram entre ganhos e perdas durante a maior parte desta semana, já que a incerteza permanece em torno do impacto econômico da variante Ômicron, que já circula em ao menos 30 países. Casos da nova cepa foram detectados em cinco estados dos Estados Unidos.

     Os cientistas afirmam que uma nova variante do coronavírus de rápida disseminação pode ser mais contagiosa e pode tornar as atuais de vacinas contra covid-19 menos eficazes. A variante tem mais de 50 mutações em comparação com o novo coronavírus que foi o primeiro detectado em Wuhan, China, em 2019.

     Ainda assim, “a melhoria nas perspectivas para a Ásia fora da China está no progresso que está sendo feito com as vacinações”, diz o especialista da ING, Robert Carnell. “O ano de 2022 deve ver todas as economias da região alcançando níveis internacionalmente comparáveis de vacinação”, afirmou ele.

     No Japão, as ações subiram mais de 1% na Bolsa de Tóquio, lideradas por fortes ganhos nos setores de companhias aéreas e ferroviárias, com os investidores reduzindo as apostas contra quedas de ações antes dos dados de empregos dos Estados Unidos.

     Na contramão, as ações caíram em Hong Kong, puxadas pelo setor tecnologia, depois que a gigante Didi anunciou que vai começar a tomar medidas para sair da Bolsa de Valores de Nova York – menos de seis meses após sua estreia nos Estados Unidos. A empresa também disse no comunicado que buscará uma listagem em Hong Kong.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

     Nikkei 225 (Tóquio): +1,00%, 28.029,57 pontos

     Hang Seng (Hong Kong): -0,09%, 23.776,69 pontos

     Xangai Composto (Xangai): +0,94%, 3.607,43 pontos

     Kospi (Seul): +0,78%, 2.968,33 pontos

     Veja a variação no acumulado da semana:

     Nikkei 225 (Tóquio): -2,51%

     Hang Seng (Hong Kong): -1,26%

     Xangai Composto (Xangai): +1,22%

     Kospi (Seul): +1,09%

     Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA