Ações da Ásia fecham em forte queda com apreensão por Fed e Ucrânia

433
ásia

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Porto Alegre, 25 de janeiro de 2022 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão com fortes quedas nesta manhã, após um pregão volátil ontem em Wall Street marcado por temores relacionados à perspectiva de aperto monetário nos Estados Unidos e crescente tensão entre Ucrânia e Rússia.

     As quedas mais expressivas aconteceram no índice sul-coreano Kospi, que caiu 2,56% e no Xangai Composto, que se desvalorizou 2,58%.

     Ontem, pesou nos investidores a apreensão com a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que será anunciada amanhã e as tensões geopolíticas envolvendo a Ucrânia, que está sob ameaça de ser invadida pela Rússia.

     As expectativas são de que o banco central irá preparar o terreno nesta quarta-feira para anunciar em março seu primeiro aumento de juros desde o início da pandemia. A preocupação é de que o BC norte-americano seja obrigado a apertar sua política de forma agressiva diante do aumento persistente da inflação.

     “Estamos em um mundo onde a maioria dos participantes do mercado nunca viu um ambiente de alta de taxas, tudo o que eles tiveram é o Fed bombeando liquidez, e agora é um choque para os participantes”, disse Keith Temperton, trader de vendas da Forte Securities.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

     Nikkei 225 (Tóquio): -1,66%, 27.131,34 pontos

     Hang Seng (Hong Kong): -1,67%, 24.243,61 pontos

     Xangai Composto (Xangai): -2,58%, 3.433,06 pontos

     Kospi (Seul): -2,56%, 2.720,39 pontos

     Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA