Ações da Ásia fecham mistas antes de Fed e com foco em estímulos

399

     Porto Alegre, 27 de janeiro de 2021 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam sem direção comum, por um lado com esperanças de recuperação da pandemia e, por outro, com incertezas sobre estímulos nos Estados Unidos e antes da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

     O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) mundial para este ano, de 5,2% para 5,5% citando o avanço em vacinas contra o novo coronavírus e os estímulos fiscais adotadas em várias grandes economias.

     As expectativas por uma recuperação levaram a Bolsa do Japão para cima, subiu puxada pelos setores de farmacêuticas e varejo.

     As ações também subiram na Bolsa de Xangai, refletindo dados econômicos positivos. Os lucros das grandes empresas industriais da China subiram 4,1% em 2020, revertendo a queda de 3,3% reportada em 2019 pelo departamento de estatísticas do país.

     Na contramão, as ações caíram em Hong Kong, com investidores realizando lucros vendendo ações de empresas de tecnologia, após avanços recentes.

     Por fim, em Seul, as ações tiveram queda com os investidores cautelosos à espera da decisão de política monetária do Fed, e refletindo incertezas sobre um novo pacote de estímulos nos Estados Unidos para lidar com os impactos da pandemia.

     “Os investidores permanecem focados na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), bem como no status do plano de resgate de Biden”, disseram analistas do ING, em relatório.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

     Nikkei 225 (Tóquio): +0,31%, 28.635,21 pontos

     Hang Seng (Hong Kong): -0,55%, 29.297,53 pontos

     Xangai Composto (Xangai): +0,11%, 3.573,34 pontos

     Kospi (Seul): -0,57%, 3.122,56 pontos

     Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA