Ações da Ásia fecham mistas com mudança de sede da Vanguard

452

     Porto Alegre, 26 de agosto de 2020 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam sem direção comum após notícias sobre o Ant Group e a Vanguard afetarem os ganhos nas bolsas da China.

     O gestor de ativos norte-americano, Vanguard Group, informou que fechará suas operações em Hong Kong e no Japão e cortará empregos em ambas as cidades ao mudar sua sede asiática para Xangai.

     A empresa, que possui mais de US$ 5 trilhões em ativos sob gestão, disse em um comunicado que seus negócios em Hong Kong atendem principalmente a clientes institucionais e não a investidores de varejo, que são seu foco principal.

     Hong Kong abriga o escritório central da Vanguard na Ásia depois que o gigante dos fundos de índice fechou sua operação em Cingapura em 2018. A Vanguard disse que a saída do centro financeiro asiático levaria entre seis meses e dois anos.

     Já a afiliada “Ant Group” da gigante chinesa de tecnologia Alibaba entrou ontem com um pedido de listagem simultânea no mercado STAR da Bolsa de Valores de Xangai e na bolsa de valores de Hong Kong. As ações da Alibaba listadas em Hong Kong subiram 4,16% por isso.

     O Ant Group, que administra o aplicativo de pagamentos móveis Alipay muito popular na China, não revelou detalhes sobre o preço de suas ações.

     “Enquanto observa os abanços entre Estados Unidos e China, as bolsas asiáticas focam nas mudanças corporativas que ocorrem no meio asiático como forma de determinar seus próximos passos caso a relação entre as potências desande”, afirmam analistas do DBN Wealth.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices

asiáticos:

     Nikkei 225 (Tóquio): -0,03%, 23.290,86 pontos

     Hang Seng (Hong Kong): +0,02%, 25.491,79 pontos

     Xangai Composto (Xangai): -1,30%, 3.329,74 pontos

     Kospi (Seul): +0,47%, 2.369,32 pontos

     Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA