Ações da Ásia fecham mistas; Hong Kong cai 4% com temor regulatório

696
Ásia

   São Paulo, 27 de julho de 2021 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam sem direção comum, com baixa de quase 4% na Bolsa de Hong Kong em meio a temores ante medidas de aperto regulatório de Pequim, enquanto a Bolsa de Tóquio subiu com foco em balanços de empresas.

     “O Hang Seng ficou pintado de vermelho, enquanto os investidores mantiveram um olhar atento sobre a China após uma repressão em sua indústria de tecnologia e de educação”, de acordo com o analista do FXTM, Lukman Otunuga.

     No fim de semana, o regulador antitruste da China multou a Tencent e ordenou que ela desistisse de alguns direitos exclusivos de licenciamento de música, enquanto a mídia estatal confirmou que uma severa restrição do setor de reforço escolar do país estava em andamento.

     Além disso, hoje é um grande dia para as grandes tecnologias, já que pesos pesados como Apple, Microsoft e Alphabet anunciarão seus resultados trimestrais mais recentes.

     “Se esses titãs reportarem resultados e receitas trimestrais muito melhores do que o esperado, isso poderia fortalecer ainda mais os bulls das ações dos Estados Unidos. Nesse ínterim, é provável que um senso de cautela permaneça nos mercados, já que os investidores adotam uma abordagem cautelosa devido à volatilidade asiática e à reunião de política do Federal Reserve na quarta-feira”, disse Otunuga.

     O Fed deve manter sua política monetária inalterada na reunião que começa hoje, ao mesmo tempo em que continuará discussões sobre a redução das compras de ativos, com um aviso prévio em setembro, segundo especialistas consultados pela Agência CMA.

     Na contramão, as ações subiram em Tóquio, lideradas pelos setores de energia e metais, conforme as esperanças continuam para uma recuperação na economia global e nos lucros corporativos japoneses.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

     Nikkei 225 (Tóquio): +0,49%, 27.970,22 pontos                    

     Hang Seng (Hong Kong): -4,42%, 25.060,87 pontos

     Xangai Composto (Xangai): -2,49%, 3.381,18 pontos

     Kospi (Seul): +0,24%, 3.232,53 pontos

     Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA