Açúcar mantém recuperação nas cotações internacionais em julho

694

    Porto Alegre, 31 de julho de 2020 – Os preços internacionais do açúcar voltaram a subir em julho, após o rally de junho, estendendo um movimento de recuperação após a crise deflagrada pelo choque do petróleo e a pandemia do novo coronavírus. Os contratos com entrega em outubro do açúcar bruto negociados em Nova York fecharam a sessão do dia 30 de julho a 12,11 centavos de dólar por libra-peso, alta de 1,25% em relação à última cotação de junho (11,96 centavos, reagindo na última semana do mês, após passarem praticamente todo o período abaixo da linha de 12 centavos.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

   No acumulado do ano, no entanto, os futuros do açúcar ainda acumulam uma expressiva queda, na ordem de 12,75%, pressionados pelo quadro de excesso de oferta global, com os principais países produtores (notadamente Brasil, Índia e Tailândia) sinalizando recuperação nos níveis de produção em 2020/21 e levando o mercado internacional a voltar a uma situação de excesso de oferta após um breve alívio em 2019/20.

    O analista da consultoria SAFRAS & Mercado, Maurício Muruci, aponta que as cotações tiveram sustentação no fato dos principais importadores estarem buscando oferta na Ásia, depois que o Brasil já fechou contratos para exportação de toda a safra 2020, apesar do volume recorde, e antecipa vendas de 2021.

    Participantes do mercado atribuíram a disparada das cotações na última semana de julho, quando o preço chegou a subir mais de 5% numa única sessão, a rumores de lançamento de uma cota adicional de importação por parte da China, totalizando 2,1 milhões de toneladas.

    Conforme noticiou o portal da S&P Global Platts, além da possível cota adicional na China, os traders também estão considerando as últimas notícias sobre uma queda na produção canavieira para cerca de 70 milhões de toneladas e uma cota de importação para a Indonésia no último trimestre.

    Outro fator de sustentação foi a recente escalada no prêmio do açúcar branco/refinado, que subiu de US$ 88,58 por tonelada em 16 de julho para US$ 98 por tonelada em 27 de julho. Um prêmio mais alto para o refinado tende a incrementar a demanda por parte das refinarias para o açúcar bruto.

      Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

 Copyright 2020 – Grupo CMA