Açúcar volta a cair em NY e rompe linha de 19 centavos com real fraco

769

    Porto Alegre, 19 de outubro de 2021 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) para o açúcar bruto encerrou o pregão eletrônico com cotações em forte baixa.

    Os contratos com entrega em março/2022 encerraram o dia a 18,87 centavos de dólar por libra-peso, queda de 0,48 centavo em relação ao fechamento anterior (-2,5%). A posição Maio/2022 fechou cotada a 18,69 centavos (-2,35%).

     O mercado estendeu as perdas das últimas sessões, e o primeiro contrato chegou a romper a linha de 19 centavos nas intradiárias, tocando em uma mínima de 18,95 centavos.

     Conforme operadores ouvidos pela Reuters, fundos de investimento seguem liquidando posições compradas, enquanto que do lado da demanda o interesse parece limitado, apenas com compras de barganha e em pequenos volumes por parte de indústrias sendo registrados aqui e acolá.

    Do lado fundamental, as recentes chuvas no Centro-Sul do Brasil aliviaram parcialmente os canaviais que enfrentaram severa estiagem, mas os índices de umidade do solo continuam ruins. Ao mesmo tempo, emergem preocupações com o fenômeno climático La Niña, já atuante, que geralmente deixa o tempo seco no Brasil.

    Completando o tom negativo para os futuros do açúcar bruto, o real segue perdendo valor ante o dólar, fator que estimula as usinas brasileiras a fixarem contratos de exportação, aumentando assim a oferta global do adoçante.

     Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA