Ar polar deve trazer geada ampla ao RS, SC e PR a partir do dia 28

838
geadas

     Porto Alegre, 26 de julho de 2021 – A semana deverá ser marcada pelas chuvas e, principalmente, pelo frio no Brasil, segundo previsões divulgadas hoje pela Rural Clima.

     De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, as chuvas, que hoje estão concentradas nas regiões central e leste do Rio Grande do Sul, por conta da passagem de uma frente fria, deverão avançar na terça-feira para o norte gaúcho, Paraguai, Santa Catarina e metade sul do Paraná.

     Entre noite de terça-feira (27) e de quarta-feira (28), Santos diz que o sistema avança para o Atlântico e vai deixar região norte do Paraná e sul e leste de São Paulo com chuvas. Na quarta-feira, há previsão de chuvas em áreas produtoras do Paraná, sul e leste de São Paulo, bem como há possibilidade de precipitações no extremo sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Nas demais regiões clima seguirá aberto e com grande amplitude térmica.

     Conforme relatado por Santos na semana passada, caso a frente fria passe rapidamente por São Paulo e mantenha o tempo aberto, há possibilidade de ocorrência de geadas. “A expectativa é de que a frente fria passe por São Paulo na quarta-feira e o tempo abra, sem que haja novas chuvas, com um declínio da temperatura”, alerta.

     O agrometeorologista salienta que após a passagem da frente fria uma massa de ar polar ingressará no Brasil a partir de quarta-feira, provocando geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

     Na quinta-feira (29) o frio será mais intenso e deve haver geadas amplas nos estados do sul do Brasil. “Já na sexta-feira (30), a massa de ar polar avança sobre São Paulo leva frio mais extremo ao estado, que pode chegar ao sul de Minas Gerais. Não está descartada a possibilidade de geadas amplas novamente no Paraná e em São Paulo, atingindo cana, café, laranja, entre outras culturas”, pontua

     Para Santos, a massa de ar polar pode ser uma das mais fortes a atuar no Brasil e o frio será intenso, como o observado em 30 de junho e em 20 de julho.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA