Auditores acompanham no RS embarque de 20 mil bovinos para Jordânia

791

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Porto Alegre 30 de março de 2020 – Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) acompanham desde sábado (28), no Porto de Rio Grande, RS, o embarque de 20 mil bovinos destinados à Jordânia. O carregamento supera os anteriores pela quantidade de animais oriundos de dois estabelecimentos de pré-embarque (EPE). O embarque do primeiro grupo de bovinos será finalizado nesta segunda-feira (30), e o restante iniciará logo em seguida, com previsão de término para a quarta-feira (1).

     “A atuação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários é essencial para manter a agropecuária em posição de destaque no cenário nacional em um momento de crise, como o atual”, conta a Affa responsável pela exportação de bovinos no Serviço de Fiscalização de Insumos Agropecuários e Saúde Animal (Sisa) da Divisão de Defesa Agropecuária do RS, Soraya Elias Marredo. “Asseguramos, assim, o abastecimento interno e certificamos as exportações, condição para atender a diferentes mercados importadores”, continua.

     Não havendo nenhuma situação excepcional, a operação é prevista para durar entre 50 e 60 horas, devido à intensa movimentação de caminhões exigida para o carregamento entre os EPEs e o porto.

     Até o transporte, os animais ficaram quarentenados nos estabelecimentos para a realização de exames laboratoriais de exigência do país exportador, a Jordânia, cumprindo o acordo do certificado sanitário entre os dois países. Todas as atividades executadas são auditadas pelo Sisa/RS, que atua em parceria com o serviço veterinário oficial do estado durante a quarentena dos bovinos. Após a retirada dos animais desclassificados, os dois lotes foram considerados aptos à exportação e foi iniciado o carregamento destinado ao Porto de Rio Grande.

     Os estabelecimentos de pré-embarque, onde os animais foram quarentenados, são habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cujos funcionários asseguram o atendimento da legislação para a exportação de bovinos e bubalinos vivos, a IN 46/2018 e suas alterações.

     A normativa estabelece os parâmetros de bem-estar no alojamento durante a quarentena, os preceitos mínimos para o transporte dos animais para o porto e as condições mínimas durante o transporte marítimo, como estoques suficientes de ração, água e medicamentos. Os lotes apenas foram considerados aptos à exportação após a verificação de todas essas condições.

     Com a pandemia da Covid-19, as inspeções estão sendo realizadas com o uso de máscaras, o que minimiza os riscos de contaminação. Por ser considerada uma atividade essencial dentre as ações de defesa sanitária, o trabalho dos Affas em meio à pandemia garante a manutenção das exportações agropecuárias, tão importante em uma crise econômica.

     Outros servidores atuam em conjunto com os Affas nas atividades de fiscalização e defesa agropecuária e também acompanharam o embarque, como o Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (AISIPOA) Santhiago dos Santos Vaz.

     Atualmente a chefe do Sisa/RS é a Affa Alícia Farinati. Na Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional do Porto de Rio Grande (Vigiagro), a responsável pela certificação internacional, pela operação de embarque de bovinos e verificação dos itens de bem-estar animal é a Affa médica veterinária Caroline Menezes. Colabora neste embarque a auditora Mariza Martins, lotada no Serviço de Inspeção. O quantitativo de auditores no estado e também no país exige remanejamento de pessoal em muitas atividades, já que é insuficiente para atender as crescentes demandas do agronegócio. As informações partem da assessoria de imprensa do Anffa Sindical.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA