Banco central do Reino Unido mantém taxa de juros inalterada em 0,1%

413
Reino

     Porto Alegre, 24 de junho de 2021 – O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) manteve a taxa básica de juros do Reino Unido inalterada em 0,1% e os estoque de compras de ativos em 895 bilhões de libras, ao mesmo tempo em que alertou que as pressões para cima sobre os preços devem ser transitórias.

     A decisão do Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) sobre os juros foi unânime, e a sobre o programa de compra de ativos foi aprovada por oito votos a favor e um contrário.

     Segundo o BoE, desde a divulgação das últimas projeções econômicas pelo banco central, em maio, “a evolução do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global tem sido um pouco mais forte do que o previsto, especialmente

 nas economias avançadas”.

     “As medidas do mercado financeiro das expectativas de inflação sugerem que se espera que a força da inflação no curto prazo seja transitória”, diz o banco, acrescentando que o impacto dos aumentos nos preços das commodities sobre o índice de preços ao consumidor (IPC) deve ser transitório.

     “Prevê-se que a inflação do IPC aumente ainda mais acima da meta, principalmente devido à evolução dos preços da energia e de outras commodities, e é provável que exceda 3% por um período temporário”, segundo o BoE.

     De modo geral, o Comitê espera que “a economia experimentará um período temporário de forte crescimento do PIB e inflação acima da meta do IPC, após o qual o crescimento e a inflação cairão”. O banco central britânico alertou que existem dois lados de riscos em torno dessa trajetória central.

     “É possível que a pressão de alta de curto prazo sobre os preços seja um pouco maior do que o esperado”, diz o BoE. “Reunindo as evidências de medidas do mercado financeiro e pesquisas de famílias, empresas e analistas profissionais, o Comitê julga que as expectativas de inflação do Reino Unido permanecem bem ancoradas”.

     Com relação à economia, o BoE revisou para cima sua projeção para o PIB do Reino Unido no segundo trimestre de 2021 em cerca de 1,5 ponto percentual (pp) desde o relatório de maio, uma vez que as restrições à atividade econômica diminuíram. A recuperação foi mais pronunciada nos serviços diretos ao consumidor.

    Por fim, o Comitê reiterou que “continuará a monitorar a situação de perto e tomará todas as medidas necessárias para cumprir sua missão”, e que terá a oportunidade de avaliar as perspectivas econômicas de forma mais

completa em agosto, quando serão divulgadas as próximas projeções econômicas. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA