Barril de petróleo WTI atinge maior nível em 12 meses

712

     Porto Alegre, 02 de fevereiro de 2021 – Os preços dos contratos futuros de petróleo terminaram o dia em forte alta, atingindo o maior nível em 12 meses, depois que grandes produtores sinalizaram que seguem controlando a oferta em linha com seus compromissos.

   “Os mercados de petróleo quebraram barreiras hoje, já que continua a ver mais esperança para chamado reflation trade. Ironicamente, o dólar subiu ao mesmo tempo”, disse o analista da FX Empire, Christopher Lewis.

   Fontes ouvidas pela agência Sputnik indicaram que os países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, grupo que forma a Opep+, cumpriram os termos do acordo para o corte de produção de petróleo em 99% em dezembro.

   O comitê técnico deve se reunir amanhã para avaliar o acordo que limita a oferta e o nível de adesão ao pacto que retira cerca de 7,2 milhões de barris por dia (bpd) do mercado em uma tentativa de equilibrar a oferta e demanda e apoiar os preços.

   A Arábia Saudita, líder de fato da Opep, iniciou este mês uma redução voluntária e unilateral de 1,0 milhão de bpd que deve durar até março para compensar aumentos permitidos da produção de países como Rússia e

Cazaquistão.

   Com isso, o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para março subiu 2,24%, cotado a US$ 54,76 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para abril avançou 1,97%, cotado a US$ 57,46 o barril.

     As informações partem da Agência CMA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA