BOJ mantém taxa de juro de curto prazo do Japão em -0,1% – Ata

461
Japão

     Porto Alegre, 21 de janeiro de 2022 – O Banco do Japão (BoJ) divulgou a ata da reunião de seus membros que aconteceu entre 16 e 17 de dezembro. O documento atesta que vai manter as taxas de juro de curto prazo em -0,1%, e dos rendimentos em títulos do governo de 10 anos em 0%.

     O Banco também vai manter a compra de títulos e o programa de Operações de Fornecimento de Fundos Especiais para facilitar financiamentos durante a pandemia do coronavírus.

     Os membros do BoJ citaram que as economias no mundo, de forma geral, vêm melhorando gradativamente mesmo com a pandemia.

     “A economia do Japão está em tendência de recuperação, embora tenha permanecido em uma situação grave devido ao impacto da covid em casa e no exterior. Em relação às perspectivas, a economia era provável que se recuperasse à medida que a pressão descendente decorrente da covid”, afirma o documento.

     As exportações também vêm aumentando, ainda que de forma gradual. Itens como produtos automotivos e de tecnologia da informação se destacam. O consumo privado vem crescendo e o setor de serviços também, mas sofrendo com variações de acordo com o surgimento de novas cepas do coronavírus, que afetam a economia como um todo.

     “Quanto ao provisionamento de fundos contra empréstimos que as instituições financeiras fazem (1empréstimos não financiados pelo governo’), principalmente para pequenas e médias empresas, o Banco estenderá o período de implementação em seis meses, até o final de setembro de 2022, nos termos e condições vigentes”, diz a ata.

     Os membros do BoJ concordaram que, mesmo depois de decidir prorrogar o Programa em parte nesta reunião, o Banco, por enquanto, continuaria a monitorar de perto o impacto da covid e não hesitaria em tomar medidas adicionais de flexibilização se necessário. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA