Bolsas da Ásia avançam após ação do Fed e outros estímulos

802

     Porto Alegre, 4 de março de 2020 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão em campo positivo, com as ações da bolsa da Coreia do Sul superando os 2%, após o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) cortar a taxa básica de juros nos Estados Unidos, dando início a um movimento de apoio dos bancos centrais à economia em meio ao surto de coronavírus.

     Ontem, o Fed anunciou um corte de 0,5 ponto percentual na taxa referencial do país, levando-a à faixa de 1,00% a 1,25%, depois de uma reunião extraordinária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

     O anúncio se seguiu a um comunicado feito pelo departamento do Tesouro dos Estados Unidos, informando sobre os resultados de uma reunião por conferência feita entre ministros de finanças e bancos centrais do G-7 (grupo composto por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), afirmando que uma ação coordenada entre os membros iria se iniciar para apoiar a economia mundial, que sofre com o surto cada vez mais crescente do coronavírus.

     “A Coreia do Sul ganhou um impulso após receber um orçamento extra de quase US$ 9,86 bilhões para ajudar com os gastos que a epidemia vem causando ao país. Já são mais de 5,3 mil casos entre coreanos, maior epicentro depois da China. As ajudas financeiras e a expectativa de que bancos centrais pelo mundo estimulem a economia exaltou os mercados asiáticos, mas talvez não seja suficiente a longo prazo”, afirmam analistas do DBS Wealth. As informações são da Agência CMA.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

             Nikkei 225 (Tóquio): +0,08%, 21.100,06 pontos

             Hang Seng (Hong Kong): +0,06%, 26.222,07 pontos

             Xangai Composto (Xangai): +0,63%, 3.011,67 pontos

             Kospi (Seul): +2,24%, 2.059,33 pontos

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA