Bolsas da Ásia fecham em queda de 2% após descoberta de nova variante de coronavírus

900
Ásia

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Porto Alegre, 26 de novembro de 2021 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o último pregão da semana em queda, com baixa de mais de 2% em Tóquio e em Hong Kong, com preocupações com a propagação da nova variante sul-africana de coronavírus pesando no sentimento do investidor.

     “O encerramento da semana é altamente volátil após o surgimento de novas variantes do coronavírus, mais contagiosas que as anteriores e que provocaram o colapso na sessão asiática”, disse o analista do IG, Diego Morin. “O medo está de volta à cena com o aumento de casos na África do Sul e em Hong Kong”.

     Os cientistas dizem que uma nova variante do coronavírus de rápida disseminação pode ser mais contagiosa e pode tornar a safra atual de vacinas contra covid-19 menos eficaz. A variante B.1.1.529 tem mais de 50 mutações em comparação com o novo coronavírus que foi o primeiro detectado em Wuhan, China, em 2019.

     Especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) devem se reunir hoje para decidir se declaram a nova cepa uma “variante de preocupação”.  Dezenas de países restringiram viagens na esperança de conter a propagação da nova cepa.

     “O surgimento da nova variante ocorre justamente quando em alguns países europeus são impostos novos confinamentos, como é o caso da Áustria, embora a disparada de infecções na Alemanha tenha levado o governo alemão a considerar a imposição de restrições. Dessa forma, as projeções de crescimento podem estagnar e a inflação segue em alta, pressionando ainda mais os bancos centrais”, disse Morin.

     Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

     Nikkei 225 (Tóquio): -2,53%, 28.751,62 pontos

     Hang Seng (Hong Kong): -2,67%, 24.080,52 pontos

     Xangai Composto (Xangai): -0,56%, 3.564,09 pontos

     Kospi (Seul): -1,47%, 2.936,44 pontos

     Veja a variação no acumulado da semana:

     Nikkei 225 (Tóquio): -3,34%

     Hang Seng (Hong Kong): -3,87%

     Xangai Composto (Xangai): +0,10%

     Kospi (Seul): -1,16%

     Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA