Brasil precisa avançar com agenda de reformas – secretário

883

Brasil precisa avançar com agenda de reformas – secretário

     Porto Alegre, 14 de maio – O Brasil precisa avançar com a agenda de reformas econômicas que visam a atrair investimentos privados ao país, e quanto mais rapidamente isto acontecer, mais rápido a economia vai se recuperar, afirmou o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida. Ele disse, no entanto, que o foco no momento deve continuar sobre o combate à crise trazida pela pandemia da covid-19. A notícia parte da Agência CMA.

     “A votação não precisa ser agora. Estamos no meio de uma pandemia. No meio da pandemia precisa focar atenção no que é prioritário. O prioritário hoje é salvar vidas”, disse ele em entrevista transmitida pelo site de notícias Poder360. “Vamos chegar em junho, julho, e a pandemia me parece que vai estar estabilizada, e neste momento nós, enquanto nação, vamos ter que decidir”, acrescentou.

     Ele afirmou que todos os países do mundo vão sair mais pobres e mais endividados da crise atual e que, por causa disso o Brasil precisa promover reformas que facilitem a recuperação econômica – como a tributária, a administrativa, a do marco do saneamento, a do marco do gás natural e a agenda de privatizações.

     Sachsida também disse que o governo precisa melhorar a rede de proteção social, mas não aumentando os gastos voltados a essa finalidade, e sim remanejando despesas, principalmente porque um dos pilares da política econômica é a manutenção do teto de gastos públicos.

     “A grande estratégia do governo federal tem como pilar a sustentação do teto do gasto. Temos que manter o teto do gasto. Isso quer dizer que não dá para gastar mais, temos que ser mais eficientes, fazer mais usando o mesmo dinheiro. Por isso que quando falo em melhorar rede de proteção social não é gastar mais dinheiro, é remanejar dinheiro dentro do orçamento”, afirmou.

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA