Brent fecha em baixa sob pressão de demanda global por petróleo mais fraca

508

Porto Alegre, 18 de janeiro de 2021 – O preço do contrato futuro do tipo Brent fechou em queda, mais uma vez pressionado pela preocupação com o aumento de casos de covid-19, com as medidas de bloqueio e com a consequente queda da demanda por combustíveis. Já o WTI segue em baixa no pregão eletrônico, já que hoje é feriado nos Estados Unidos e as cotações não passam por ajuste.

Os futuros haviam se recuperado nas últimas semanas, impulsionados pelo início dos lançamentos da vacina contra a covid-19 e um corte surpreendente pela Arábia Saudita, que se comprometeu em retirar 1,0 milhão de barris por dia do mercado nos meses de fevereiro e março.

No entanto, o surgimento de novas infecções em todo o mundo levanta dúvidas sobre por quanto tempo a demanda se manteria. Na China, onde novas infecções por covid-19 estão aumentando, mais de 28 milhões de pessoas estão presas enquanto Pequim tenta evitar o ressurgimento do novo coronavírus no país onde foi descoberto pela primeira vez.

“O petróleo passou recentemente por uma correção de renovar máximas em meses, com alguns traders usando os últimos bloqueios na China como uma desculpa para tirar alguns lucros da mesa após uma grande alta”, disse o analista da FX Empire, Vladimir Zernov.

Por volta de 17h (de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para fevereiro caía 0,51%, cotado a US$ 52,09 no pregão eletrônico o barril, no pregão eletrônico. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para março fechou o dia em baixa de 0,64%, cotado a US$ 54,75 o barril.

As informações são da Agência CMA.

Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA