Bunge lança aplicativo para caminhoneiros agendarem fretes de grãos

1367

Porto Alegre, 14 de abril de 2020 – Com investimento em inovação e transformação digital, a Bunge lança o Vector, uma solução tecnológica que permite o agendamento de fretes via aplicativo de celular. A ferramenta reúne informações sobre cargas da Bunge disponíveis para movimentação: locais de retirada e destino, janela de tempo para retirada e entrega, bem como o valor por tonelada. Motoristas cadastrados no aplicativo podem selecionar um frete e agendar o carregamento em poucos segundos, sem a necessidade de comparecimento presencial a uma das filiais da companhia para retirar a ordem de carregamento, que passa a ser digital e confirmada no momento da escolha pelo caminhoneiro.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Por estar integrado ao sistema operacional da Bunge, um dos principais diferenciais da ferramenta é permitir não só o agendamento como também a confirmação automática, garantindo a carga ao motorista. Como elimina uma etapa presencial do processo, a ferramenta também diminui a exposição dos profissionais a situações onde é necessário o contato físico – o momento das negociações de fretes e prazos.

A proposta do Vector é otimizar o tempo dos parceiros de transporte da Bunge, permitindo que fiquem menos tempo ociosos e mais tempo carregados, na estrada. A operação logística da companhia conta com 320 mil caminhoneiros parceiros em sua base e movimenta mais de 25 milhões de toneladas de grãos por ano. O volume em frete para o transporte das commodities gira em torno de R$ 3,5 bilhões. “As dimensões da operação da Bunge fazem com que o Vector já nasça gigante”, afirma o diretor de Logística da empresa, Makoto Yokoo. O executivo projeta que cerca de 50 mil motoristas estejam utilizando a plataforma até o final do primeiro ano de funcionamento do aplicativo.

Em implantação gradual desde janeiro de 2020, o Vector já soma mais de 23 mil downloads e 18 mil cadastros efetivos. O aplicativo já é responsável pela movimentação de cerca de 45% do total de cargas movimentadas pela Bunge pelo modal rodoviário. A ferramenta está disponível para download em todo o Brasil, com versões para os sistemas operacionais Android e iOS.

O cadastro para uso do Vector é simples e totalmente digital, basta tirar uma foto da CNH e uma selfie que o sistema completa as informações automaticamente. A partir daí, o profissional já pode visualizar os fretes, selecionar e agendar o carregamento, além de obter o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), documento necessário para a movimentação de cargas.

“Entendemos o Vector como uma inovação na gestão do nosso negócio, pois a tecnologia otimiza processos da Bunge, nos dando a oportunidade de envolver funcionários que hoje se dedicam muito a tarefas operacionais em funções mais analíticas. O Vector permite que tanto a Bunge quanto os caminhoneiros façam melhor uso do seu tempo. Neste cenário de pandemia, a ferramenta também é uma grande aliada do motorista por diminuir a exposição dos profissionais a situações presenciais. Já estamos observando aumento no número de usuários ativos desde as duas últimas semanas de março. Hoje, cerca de 35% do total de motoristas que baixaram o aplicativo são usuários ativos da ferramenta frente a 20% no início de março”, completa Makoto.

O aplicativo de logística da Bunge é mais uma investida da empresa em iniciativas de base tecnológica que contribuam para melhorar o relacionamento da companhia com seus parceiros de negócio e gerar valor para a cadeia e o mercado de forma geral. Em 2017, a Bunge lançou, com a The Nature Conservancy e outras empresas do setor, o Agroideal, uma plataforma de inteligência territorial online, gratuita e aberta que contribui para a identificação de áreas de maior oportunidade econômica e menor risco socioambiental para expansão agrícola. Em 2018, por meio da Bunge Ventures, a empresa participou de rodada de investimentos na startup argentina Agrofy, um marketplace de produtos voltados ao agronegócio. Além disso, juntamente com outras tradings, a companhia é fundadora da Convantis, iniciativa dedicada a modernizar o comércio global de commodities, cuja plataforma blockchain pode ser lançada ainda este ano.

As informações são da assessoria de imprensa da empresa.

Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA