Café fecha com boa alta em NY, seguindo Londres com apreensão com oferta de robusta

478
café

     Porto Alegre, 26 de outubro de 2021 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta terça-feira com preços acentuadamente mais altos.

     As cotações subiram novamente escoradas na forte valorização do robusta na Bolsa de Londres em meio às preocupações com os embarques do Vietnã. O país enfrenta sérios problemas de escassez de contêineres, que já vêm prejudicando as exportações de robusta do país e há muita preocupação com a oferta desse tipo de café no mundo no momento de entrada, colheita, da safra do Vietnã, maior produtor de robusta globalmente.

     O robusta vem subindo nos últimos dias mais que o arábica, e NY no arábica vem atrás agora avançando também.

     No arábica, também há preocupações com entregas de café por parte dos produtores de arábica da Colômbia, com muitos produtores não entregando café. Na primeira quinzena de outubro, houve a notícia de que os cafeicultores da Colômbia, o segundo maior produtor de arábica do mundo, não entregaram até um milhão de sacas de grãos este ano ou quase 10% da safra do país, deixando exportadores, traders e torrefadores enfrentando perdas acentuadas, disseram fontes da indústria.

     Os contratos com entrega em dezembro/2021 fecharam o dia a 208,10 centavos de dólar por libra-peso, alta de 5,55 centavos, ou de 2,7%. A posição março/2022 fechou a 210,70 centavos, elevação de 5,55 centavos, ou de 2,7%.

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA