Café fecha em baixa em NY com realização, mas segue atenção com geadas

541
café

A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quinta-feira com preços acentuadamente mais baixos.

Em mais uma sessão volátil, NY voltou a apresentar realização de lucros, dando sequência ao que foi visto na terça e quarta-feira. Mesmo com esse movimento técnico de realização de fundos e especuladores após as cotações atingirem os níveis mais altos desde 1994, segue a apreensão com as possíveis geadas nesta próxima madrugada no cinturão cafeeiro do Brasil.

O mercado acompanhou as notícias da queda das temperaturas desta última madrugada, mas não houve informações de geadas sobre áreas cafeeiras que trouxessem maiores danos, após os prejuízos da manhã da terça-feira, 20 de julho. Houve geadas pontuais em áreas do Paraná e de São Paulo. A massa de ar polar avança e há chances de geadas em áreas cafeeiras nesta sexta-feira, inclusive no sul de Minas Gerais.

Depois de chegar a quase US$ 2,10 a libra-peso, NY nesta quinta-feira caiu abaixo da importante linha técnica e psicológica de US$ 2,00 a libra-peso no contrato setembro e também dezembro. Resta saber o que acontecerá com o clima nesta sexta-feira. Geadas podem novamente elevar os preços, naturalmente.

Os contratos com entrega em setembro/2021 fecharam o dia a 196,50 centavos de dólar por libra-peso, desvalorização de 3,95 centavos, ou de 2,0%. A posição dezembro/2021 fechou a 199,30 centavos, baixa de 4,05 centavo, ou de 2,0%.