Café fecha em patamar histórico de alta em NY com apreensão com oferta

524
café

     Porto Alegre, 17 de novembro de 2021 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quarta-feira com preços acentuadamente mais altos.

     As cotações dispararam no dia e o mercado atingiu os patamares mais elevados em praticamente uma década, ante ampla apreensão com a oferta global. O mercado subiu e rompeu resistências, o que estimulou ainda maior movimentação na ponta compradora por parte de fundos e especuladores, intensificando os ganhos no dia.

     Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o arábica vem subindo bastante seguindo o impulso financeiro com as rolagens do período de notificações de entrega física. “Além disso, há a preocupação com a perda de potencial da safra brasileira. As dúvidas produtivas são grandes depois de uma florada muito bonita, para saber se ela realmente vingou, em consequência das geadas e do período de seca que as lavouras de café passaram”, comenta.

     Outro fator, são as especulações em relação ao clima com a chegada do La Niña e os efeitos na safra da Colômbia e do Vietnã. E ainda o gargalo logístico, por conta da falta de containers que acaba limitando também, a disponibilidade física. As exportações do robusta vietnamita e do Brasil estão sendo prejudicadas, por exemplo.

     Os contratos com entrega em dezembro/2021 fecharam o dia a 232,60 centavos de dólar por libra-peso, alta de 10,55 centavos, ou de 4,7%. A posição março/2022 fechou a 234,75 centavos, elevação de 10,25 centavos, ou de 4,6%.

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA