Café voa e testa US$ 2,50 em NY, temendo oferta e seguindo petróleo

530
café

Porto Alegre, 06 de dezembro de 2021 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta segunda-feira com preços acentuadamente mais altos.

Os preços do café voltaram a disparar e testaram a linha de US$ 2,50 a libra-peso com preocupações com a oferta global, com entraves logísticos para as exportações dos países produtores, seguindo o petróleo e com uma menor aversão ao risco nos mercados com a nova variante do coronavírus (ômicron). Na máxima do dia, o contrato março atingiu 250,85 centavos, fechando ligeiramente abaixo de 250 cents.

O mercado mantém a apreensão com a oferta na próxima temporada diante de uma produção problemática no Brasil, prejudicada pela falta de chuvas em longos períodos de 2020 e 2021 e com as geadas em julho. E o transporte marítimo enfrenta muitas dificuldades, com falta de contêineres, fretes mais caros, representando empecilhos para a entrega de café de países produtores.

Preocupadas com essas questões da oferta, indústrias vêm se socorrendo da oferta de estoques certificados nas bolsas de Nova York (arábica) e de Londres (robusta), reduzindo cada vez mais os estoques depositados nas bolsas. O período agora é de demanda crescente no Hemisfério Norte com a chegada do frio, quando se consomem mais bebidas quentes.

Os contratos com entrega em março/2022 fecharam o dia a 249,85 centavos de dólar por libra-peso, alta de 6,50 centavos, ou de 2,7%. A posição maio/2022 fechou a 248,80 centavos, elevação de 6,40 centavos, ou de 2,6%.

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA