CME e B3 anunciam parceria para desenvolver novo contrato futuro

965

Porto Alegre, 22 de junho de 2020 – O CME Group, bolsa de Chicago, e principal e mais diversificado mercado de derivativos do mundo, e a B3, a bolsa do Brasil, e uma das mais importantes empresas de infraestrutura de mercado financeiro mundial, anunciam uma parceria para desenvolverem novos produtos com o objetivo de uma gestão de risco mais eficiente tanto no Brasil, quanto no mercado internacional. Nos termos do acordo, o CME Group e a B3 trabalharão juntos em um contrato futuro de soja com referência no Brasil, com expectativa de lançamento no terceiro trimestre de 2020, após alinhamentos estratégicos e aprovações dos órgãos reguladores.

O contrato futuro de soja brasileira reforça o acordo de cooperação entre as Bolsas firmado em 2007, para desenvolver serviços de tecnologia e contratos futuros cross-listados. A nova parceria, que inclui os cross-listados de soja CME, amplia o acesso às ferramentas de gestão de risco para as empresas de agronegócio da América do Sul que atuam no mercado de soja e produtos relacionados.

“O Brasil é um país muito importante no mercado global de grãos e oleaginosas. Em 2020, deve exportar mais de 83 milhões de toneladas de soja”, diz o diretor executivo de Agricultura, Tim Andriesen. “Este novo contrato futuro de soja brasileira foi desenvolvido para atender a demanda dos nossos clientes regionais para hedge e de descoberta de preços aliados à sólida liquidez do CME Group no complexo agrícola”.

“A expansão estratégica da parceria com o CME Group trará benefícios ainda maiores aos nossos clientes, fornecendo uma referência especificamente relacionada aos preços de exportação da soja brasileira,” aponta Louis Gourbin, superintendente de Commodities da B3. “À medida que a parceira cresce, também aumentam as possibilidades em explorar novos produtos para a gestão de risco visando trazer soluções comerciais baseadas na América do Sul para o mercado global”.

As informações são da assessoria de imprensa da B3.

Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA