Colheita de soja no Piauí atinge 90% da área, estima Aprosoja

650

     Porto Alegre, 20 de abril de 2021 – A colheita de soja no estado do Piauí atinge em torno de 90% da área cultivada de 850 mil hectares, segundo informações divulgadas à Agência SAFRAS pelo presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Piauí), Alzir Neto. “Podemos dizer que a safra de soja no estado neste ano foi excelente, com um rendimento médio de 3.360 quilos por hectare”, comenta.

     Alzir Neto destaca que houve alguns problemas com veranicos na fase de crescimento vegetativo na região Nordeste do estado, mas depois as chuvas voltaram a se regularizar. “Nas demais regiões o clima se mostrou melhor em termos de chuvas e o rendimento médio em algumas áreas chegou a atingir mais de 4.800 quilos por hectare”, afirma.

     Alzir salienta que os números de produção de soja no estado por parte da Aprosoja estão bem alinhados com os apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento em seu último levantamento de safra, divulgado em abril, estimando uma produção para o estado de 2,829 milhões de toneladas de soja.

     Segundo levantamento de SAFRAS & Mercado, a colheita de soja no Piauí atingia 79% da área no dia 16 de abril, contra 65% na semana anterior e 56% no mesmo período do ano passado. A produção de soja no estado é estimada por SAFRAS em 2,808 milhões de toneladas, crescendo 9,1% frente à safra 2019/20. A área é apontada em 840 mil hectares, avançando 9,1% frente à temporada passada. O rendimento médio é estimado em 3.360 quilos por hectare.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA