COMO FORMAR O PREÇO DA SOJA

41130

Saber como o preço da soja é formado pode ajudar a entender este mercado agrícola e tomar certas decisões sobre a compra e a venda da commodity. Vale destacar que a soja é cultura agrícola mais importante do Brasil, em razão dos valores que movimenta e o quanto produz.

📰 Para acompanhar, em tempo real, as notícias do mercado da Soja e outras culturas agrícolas, faça parte do Telegram da Agência SAFRAS. Tudo acontece primeiro por lá!🚨

Se você quiser saber mais sobre o ritmo e as perspectivas da comercialização da soja e do milho para os próximos meses, clique aqui

Fonte: Projeção do especialista em mercado da soja de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez.

Em 11 anos, o preço médio por saca no Brasil, se valorizou em quase 5x.

Soja – Preço Médio Brasil
AnoR$ por saca (60kg)
2021162,21
2020115,01
201974,35
201874,50
201763,10
201674,32
201565,69
201460,95
201362,30
201262,30
201143,70
201037,95
Fonte: SAFRAS & Mercado

Quem define o Preço da Soja

O que nem todo mundo sabe é que o preço da soja não é definido pelos produtores rurais, que trabalham para o plantio e a colheita da safra. Nem mesmo governos, fundos de investimento ou tradings internacionais. Quem determina o valor de negociação da soja é o mercado.

Por se tratar de uma commodity (produto produzido em escala internacional, com qualidades e características homogêneas), o seu preço é definido pela oferta e demanda do mercado internacional. Se os estoques estiverem mais elevados, os preços tendem a se manter mais baixos, em relação a sua média histórica.

Porém, se os estoques estiverem mais baixos, os preços tendem a se manter mais elevados. A principal fonte de formação do preço da soja Bolsa de Chicago (CBOT).

Como é calculado o Preço da Soja

No entanto, o preço da soja cotado na Bolsa de Chicago tem referência em Chicago (EUA). Então, você se pergunta, como formar o valor em outros países e origens baseado na Bolsa de Chicago?

Por meio do preço FOB (Free on Board), que indica o preço da soja cotado no porto de origem. O preço FOB é derivado de uma convergência da cotação na Bolsa de Chicago adicionado o Prêmio da soja (uma equalização entre o valor da bolsa e a origem/destino da soja) no porto de origem.

Resumidamente o cálculo é realizado da seguinte forma:

Exemplo: Soja em Paranaguá (FOB tem preço formado a partir da cotação da CBOT mais o Prêmio)

Obs: o bushel de soja equivale a 27,21 kg.

Vale destacar que este é um valor base, ainda serão descontados os tributos das empresas e o deslocamento ao porto. Apesar disso, este cálculo é importante mensurar preço e realizar a simulação de cenários. 

Agora que você já sabe como é formado o preço da soja, que tal entender o ritmo e as perspectivas da comercialização da soja para os próximos meses? Clique aqui e faça do download, totalmente grátis, de um relatório completo elaborado por especialistas e consultores de SAFRAS & Mercado.

Para ficar sempre informado sobre o mercado agrícola, acesse ao site da agência SAFRAS & Mercado. Agora, se quiser uma plataforma completa do agronegócio para acompanhar análises, notícias, preços físicos e muito mais, conheça a Plataforma SAFRAS!