Coronavírus reduz ritmo do crescimento mundial do consumo de café, aponta OIC

1331

     Porto Alegre, 15 de abril de 2020 – A pandemia do coronavírus, afora os graves problemas de saúde pública e perda de vidas, tem significativos impactos nas economias pelo mundo. Para o café, a pandemia traz um profundo impacto no setor, incluindo produção, consumo e comércio. É o que mostra a publicação Coffee Break Series, número 1, de abril de 2020, da Organização Internacional do Café (OIC), com o título “Impacto da Covid-19 no setor global do café – O lado da demanda”.

      A análise da OIC é baseada numa amostra dos 20 maiores países consumidores de café, que representam 71% da demanda global, cobrindo o período de 1990-2018. O resultado mostra que uma queda de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) resulta numa redução no crescimento da demanda global de café de 0,95 ponto percentual, ou 1,6 milhão de sacas.

     Ainda há outros efeitos sobre a demanda relacionados ao impacto do distanciamento social, como o menor consume fora dos lares. A OIC também indica que é preciso maiores análises sobre o lado da oferta para entender o impacto no setor global de café, que ainda serão divulgadas pela OIC em publicações futuras.

     Avaliando as repercussões na demanda, a OIC coloca que os resultados do trabalho mostram que mesmo um modesto declínio no crescimento econômico mundial (PIB), em função da pandemia do coronavírus, pode ter um impacto significativo no consumo mundial de café. “Os modelos prevêem que uma queda maior no crescimento do PIB, ou uma recessão global, teria um efeito proporcional ainda maior. Assim, os níveis de consumo poderiam estagnar ou mesmo cair comparado ao período pré-crise, que era marcado por anos de crescimento constante do consumo a taxas de 2% ou 3% ao ano”.

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA