Corteva lança sistema Enlist com 14 variedades para safra 2021/22

3587
corteva

      São Paulo, 10 de agosto de 2021 – A Corteva Agriscience apresentou hoje para o Brasil o Sistema Enlist®, a nova opção de biotecnologia para sementes de soja que une genética de alta performance ao manejo de plantas daninhas e lagartas, dando ao produtor rural maior controle sobre sua operação e a possibilidade de ampliar o potencial produtivo da sua lavoura, conforme divulgação da empresa.

      “Esse lançamento é muito importante para o mercado brasileiro porque dá ao produtor rural liberdade de escolha para optar por uma nova tecnologia eficiente e muito mais simples de ser trabalhada no campo. Nós todos da Corteva estamos muito felizes por trazer essa novidade para o agricultor brasileiro”, destaca Christian Pflug, líder da Tecnologia Enlist da Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai.

      As sementes Enlist E3® são tolerantes ao Enlist Colex-D (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as sementes Conkesta E3® – que aguarda aprovação da União Europeia e deve ser aprovada em breve -, além da tolerância aos três herbicidas, trazem também duas proteínas Bts (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas na cultura da soja; uma opção sob medida para o produtor brasileiro. O Sistema Enlist® completo é formado por três pilares: Sementes & Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Performance, sustentados por Boas Práticas Agrícolas, com o programa “Enlist Certo”. Flexibilidade, conveniência, diversidade, maior controle e simplicidade são diferenciais do Sistema Enlist® frente às demais soluções disponíveis no mercado. “Além das sementes com alta capacidade produtiva, Enlist® facilita todo o processo de plantio, considerando que o produtor pode fazer a aplicação dos herbicidas na pós-emergência da soja. Com isso, ele ganha tempo, reduz custo e garante um manejo mais eficiente”, completa Pflug.

      No Brasil, o plantio das sementes Enlist® se dará já na safra 2021/2022 com 14 variedades. A safra 22/23 terá um total de 33 variedades. A tecnologia estará disponível, nesta safra, pelas marcas proprietárias da Corteva, Brevant®️ Sementes e Cordius®️, e pelas marcas Brasmax, DonMario, Neogen, Nidera, NK e Stine. Além do Brasil, as sementes Enlist E3® já são utilizadas pelos produtores americanos. “Após um ano de lançamento do Sistema Enlist® nos Estados Unidos, o país contou com cerca de 7 milhões de hectares de soja plantados com Enlist E3®, por meio de mais de 100 produtores. Em 2021, cerca de 35% da soja americana foi plantada com Enlist E3®”, comenta Pflug.

     Os testes realizados no Brasil com as variedades Enlist E3® e Conkesta E3® contaram com mais de 400 áreas de pesquisa em todo o país, incluindo os programas de melhoramento de obtentores parceiros e das marcas próprias da Corteva. Também foram realizadas 74 áreas demonstrativas onde produtores rurais já puderam conhecer as variedades disponíveis para o lançamento em 2021. “Enfrentamos importantes desafios climáticos durante a realização dos testes e ainda assim os resultados foram muito satisfatórios. A produtividade alcançada ficou entre 2% e 5% acima das variedades comerciais que estão no mercado – em alguns lugares do País, esse número chegou a 8% a mais”, destaca Pflug.

     O pilar de herbicidas do Sistema Enlist® conta com dois produtos: Enlist Colex-D® (novo 2,4-D sal colina) e Enlist Duo® Colex-D® (mistura pronta de 2,4-D sal colina + glifosato sal dimetilamina). As duas opções já estão sendo comercializadas no Brasil e possuem uma excelente performance no campo. A possibilidade de utilização destes herbicidas também em pós-emergência da Soja Enlist®, torna a condução das lavouras muito mais prática e flexível. O novo 2,4-D sal colina, presente da formulação dos herbicidas do Sistema Enlist, apresenta ultrabaixa volatilidade, devido a sua baixa pressão de vapor.

Copyright 2021 – Grupo CMA