Cosan avalia impactos da Covid-19 nos negócios

1680

    Porto Alegre, 17 de abril de 2020 – A COSAN S.A. (B3: CSAN3) (“Cosan” ou “Companhia”), divulgou nota ao mercado, avaliando os impactos gerados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) nos negócios das empresas do grupo.

    “De forma preliminar e com base nas informações disponíveis até o momento, indicamos, em linhas gerais, os efeitos observados até o presente na demanda nos principais segmentos de operação do grupo, desde o início das medidas de isolamento social, há aproximadamente 4 (quatro) semanas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Cabe reiterar que se tratam de indicativos preliminares, que tem apresentado evolução diária, à medida que o cenário de isolamento se altera, estando ainda sujeitos a alterações em função da evolução da pandemia nas próximas semanas”, assinalou a Cosan.

Raízen Combustíveis

    As vendas de combustíveis apresentaram contração, tendo chegado a 50% no ciclo otto (Gasolina e Etanol) e 25% no Diesel. Já no segmento de Aviação, a demanda segue impactada pela redução das malhas operadas por seus principais clientes, chegando a cair até 80%.

Raízen Energia

    A demanda por etanol tem apresentado uma redução em linha com a menor demanda por combustíveis. No açúcar, as vendas já haviam sido contratadas para a safra 2020/21 que acaba de iniciar, não tendo apresentando impactos relevantes na sua programação de comercialização.

Comgás

    A demanda por gás natural no segmento Industrial já sofreu redução de até 40%, concentrada em alguns setores da indústria que suspenderam ou reduziram suas atividades. No segmento Comercial, a demanda vem apresentando retração de até 60%, enquanto no segmento Residencial observa-se expansão da demanda em cerca de 10% em função da restrição na circulação dos indivíduos.

Moove

    A demanda por Lubrificantes vem apresentando redução média de cerca de 50% nas últimas semanas, no Brasil e nos demais países de atuação.

A Cosan reitera que tem adotado cautela em suas ações e tomado as medidas necessárias para garantir a preservação da saúde, integridade e segurança de seus colaboradores, garantindo a continuidade de suas operações essenciais.

    Desde o início do avanço da pandemia Covid-19 no Brasil, a Cosan tem se mobilizado, juntamente com seus parceiros, colocando toda sua capacidade de contribuição, gestão e execução a serviço do governo e da sociedade, buscando contribuir para mitigar os impactos no país.

     As medidas colaborativas, bem como os principais impactos da pandemia nos negócios da Companhia serão discutidos em uma Videoconferência pública, a ser realizada no dia 23 de abril de 2020, a ser divulgado no website da Companhia.

    As informações partem da assessoria de imprensa da Cosan.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA