Cotações do café sobem em NY com rally no petróleo e queda nos estoques certificados

1304
café

    Porto Alegre, 11 de outubro de 2021 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações de hoje com cotações em alta.

     Os contratos com entrega em Dezembro/21 fecharam o dia a 204,25 centavos de dólar por libra-peso, com valorização de 2,90 centavos, ou de 1,44%. A posição Março/22 fechou a 207,20 centavos (+1,44%).

     Em uma sessão bastante volátil abrindo a semana, as cotações passaram a subir diante da escalada nos preços internacionais do petróleo, na medida em que a crise energética se acentua nas principais economias do mundo.

     Do lado fundamental, a queda nos estoques certificados de café da ICE e as preocupações com o potencial produtivo da próxima safra brasileira seguem no foco. Embora as tão aguardadas chuvas tenham chegado ao cinturão cafeeiro do maior produtor mundial, o temor é que tenham vindo tarde demais para garantir uma boa produtividade à safra que será colhida em 2022. Já os estoques certificados de café arábica da ICE apresentam uma queda vertiginosa desde setembro e estão nos níveis mais baixos desde meados de junho.

     Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA