Destaque da semana será volta da chuva à Região Sul – Rural Clima

1083
chuvas

     Porto Alegre, 23 de agosto de 2021 – O destaque ao longo da semana, em termos de clima, será o retorno das chuvas à Região Sul do Brasil. De acordo com o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, uma frente fria se formou sobre Rio Grande do Sul e provoca chuvas nesta segunda-feira. Entre hoje e amanhã, chuvas generalizadas devem ocorrer no sul do estado, o que é bom para culturas de inverno, favorecendo também a aplicação de nitrogenados para o plantio de verão.

     Santos destaca que, ao longo da semana, esse sistema deve avançar e, entre quarta e quinta-feira, levará boas chuvas para Santa Catarina, Paraná, Paraguai e Sul do Mato Grosso do Sul. “Entre quinta e sexta, a frente fria deve levar chuvas para o norte do Paraná, o que tende a beneficiar as lavouras de trigo afetadas pela seca. Chuvas possibilitarão o avanço do cultivo de milho em toda a Região Sul”, afirma.

     No final de semana esse sistema deve chegar à região Sudeste, levando chuvas para as regiões produtoras de São Paulo e do sul e sudoeste de Minas Gerais. Entre domingo e segunda-feira, a frente fria também pode atingir o Triângulo e o Cerrado, bem como áreas em Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Goiás.

     Na primeira semana de setembro, esse sistema pode levar chuvas ao norte de Goiás, norte de Mato Grosso, parte das regiões produtoras da Bahia, Tocantins e sul do Pará. “Esse será o primeiro sistema que deverá avançar e levar chuvas para quase todo o Brasil, pelo modelo climático. Pelo modelo europeu, esse sistema até deve levar chuvas a essas regiões, mas elas serão de fraca intensidade e irregulares”, sinaliza.

     Santos ressalta que as chuvas pelo Brasil deverão ser boas para as áreas de cana, laranja e café, com destaque para esta última cultura, uma vez que as precipitações poderão induzir a primeira florada em áreas que não foram atingidas por geadas.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA