Emprego aumentou e inflação acelerou, mas segue modesta nos Estados Unidos, diz Livro Bege

685

Porto Alegre, 2 de setembro de 2020 – O emprego aumentou entre as principais regiões dos Estados Unidos, com destaque para os ganhos na indústria, enquanto as pressões sobre os preços aceleraram desde, mas permaneceram modestas, segundo o Livro Bege – relatório do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) que avaliou as condições econômicas das 12 principais regiões do país até 24 de agosto.

Apesar da melhora no quadro geral do mercado de trabalho norte-americano, o documento mostra que algumas regiões também relataram desaceleração do crescimento do emprego e aumento da volatilidade das contratações, especialmente no setor de serviços, com aumento dos casos de dispensa permanente de trabalhadores licenciados, pois a demanda permaneceu fraca.

“As empresas continuaram a ter dificuldade em encontrar a mão de obra necessária, um problema agravado pela disponibilidade de creches, bem como a incerteza sobre o próximo ano letivo e benefícios aos desempregados. Os salários foram fixos a ligeiramente mais altos na maioria dos distritos, com maior pressão citada entre os cargos com salários mais baixos. Algumas empresas também rescindiram cortes salariais anteriores”, diz o Livro Bege.

Sobre a inflação, o relatório mostra que várias regiões relataram que os custos com equipamentos de proteção individual e insumos permaneceram elevados, enquanto vários distritos citaram demanda fraca ou falta de poder de precificação como um fator por trás do aumento mais lento no varejo ou outros preços de venda.

“As pressões sobre os preços aumentaram desde o último relatório, mas permaneceram modestas. Embora os preços dos insumos geralmente subam mais rápido do que os preços de venda, eles foram moderados no geral”, diz o Livro Bege.

Segundo o documento, as exceções incluíram insumos com picos de demanda ou interrupções na cadeia de suprimentos, como madeira estrutural, cujos preços dispararam, enquanto as taxas de transporte de carga aumentaram em vários distritos devido ao ressurgimento da procura.

As informações são da Agência CMA.

Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA