EUA vai começar segunda fase de acordo com China, diz Trump

790

     Porto Alegre, 22 de janeiro de 2020 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai começar a segunda fase das negociações comerciais com a China, e reiterou que a Organização Mundial do Comércio (OMC) precisa de mudanças, em coletiva de imprensa à margem do do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

     “Fizemos um grande novo acordo com a China”, disse Trump. “Temos melhor relação com China que já tivemos. Vamos começar a fase dois”, acrescentou. Segundo ele, a fase um das negociações durou mais tempo do que o previsto, pois foram incluídas questões financeiras e de propriedade intelectual.

     Ele destacou ainda que a China concordou em comprar US$ 200 bilhões em bens e serviços norte-americanos, e que “esse número pode crescer substancialmente”. O presidente disse que os países entendem que “temos que equilibrar nosso comércio e estamos indo bem nisso”.

     Trump afirmou ainda que ainda que a “OMC tem sido injusta com os Estados Unidos”, mas uma delegação vai a Washington na próxima semana ou na semana seguinte para negociações. O presidente da OMC, Roberto Azevêdo, disse que a OMC “tem que ser atualizada, mudada, reformada”, e que o sistema não tem funcionado de forma apropriada como deve

     “A OMC tem que mudar, e estamos comprometidos em realizar estas mudanças. Estamos falando sério sobre isso”, disse Azevêdo. “Estarei junto com Trump o mais cedo possível para discutir o que precisa ser mudado”. Ele disse ainda que vai conversar com todoos os membros da organização. “temos que estar nesse caminho juntos se queremos fazer a OMC relevante”. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA