Futuros do petróleo caem mais de 5% com temor por nova variante

1129
Opep

     São Paulo, 26 de novembro de 2021 – Os preços dos contratos futuros de operam em queda de mais de 5%, em meio a preocupações de que a variante sul-africana do novo coronavírus desacelere a atividade econômica e a demanda pela commodity.

     “Os preços do petróleo caíram já que a variante sul-africana desperta temores de crescimento, enviando uma onda de vendas nos mercados de energia”, de acordo com o analista da Oanda, Jeffery Halley.

     Cientistas da África do Sul detectaram uma nova variante do vírus causador da cocbid-19, e o alerta levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a convocar uma reunião de especialistas e discutir se declarará a nova cepa como uma “variante preocupante”.

     “Dependendo de como essa liquidação provocada pelo vírus evolui, e do quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) está preocupada com isso, os cálculos em torno da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados na próxima semana podem mudar”, disse Halley.    

     A Opep + afirmou repetidamente que uma área de cautela foi o ressurgimento da covid-19, diminuindo a demanda de petróleo à medida que o grupo aumenta a produção. O grupo tem uma reunião agendada na semana que vem para avaliar os níveis de oferta.

     “Uma coisa certa é que a Opep+ não aumentará a produção acima de sua meta de 400 mil bpd previamente acordada na próxima semana, apesar do ruído de seus principais clientes. Neste estágio, não acredito que eles procurarão reinar na produção, a menos que a situação do mercado realmente se deteriore na próxima semana e os preços do petróleo sofram uma queda mais profunda”.

     Por volta de 7h56 (de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para janeiro caía 6,64%, cotado a US$ 73,17 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para o mesmo mês, recuava 5,65%, cotado a US$ 77,57 o barril.

     As informações são da agência CMA.

Copyright 2021 – Grupo CMA