Futuros do petróleo sobem com hostilidades crescentes no Oriente Médio

712
petróleo

    Porto Alegre, 05 de agosto de 2021 – Os preços dos contratos futuros de petróleo subiram mais de 1% em meio a tensões no Oriente Médio que devem retardar a entrada do petróleo iraniano no mercado assim como ameaçar a produção local.

   Jatos israelenses atingiram o que seus militares disseram serem locais de lançamento de foguetes no Líbano na manhã de hoje em resposta a dois foguetes disparados contra Israel a partir do território libanês, em uma escalada das hostilidades transfronteiriças em meio ao aumento das tensões com o Irã.

   A troca ocorreu após um ataque a um navio-tanque na costa de Omã que Israel atribuiu ao Irã. Dois membros da tripulação, um britânico e um romeno, foram mortos. O Irã negou qualquer envolvimento.

   Questionado se Israel estava preparado para atacar o Irã, o ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, disse que “sim”.

   As crescentes tensões ocorrem no momento em que as negociações nucleares entre o Irã e as potências ocidentais, que amenizariam as sanções às exportações de petróleo de Teerã, parecem ter estagnado.

   Mais cedo, no entanto, o petróleo se encontrava em queda. “O principal fator negativo foram os estoques de petróleo dos Estados unidos, que pegaram analistas desprevenidos. Apesar da previsão mediana de uma redução de 3,63 milhões de barris, os estoques aumentaram inesperadamente em 3,1 milhões de barris”, afirmam analistas da Alpari.

   “Além disso, notícias sobre a disseminação de novas cepas variantes de coronavírus, juntamente com relatos pessimistas de que a China está fechando suas fronteiras para vários países, geraram um aumento da negatividade”, concluíram eles.

   Assim, o preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para setembro subiu 1,39%, cotado a US$ 69,09 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para outubro avançou 1,34%, cotado a US$ 71,29 o barril.

     As informações partem da Agência CMA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA