Imea prevê produção de soja do MT em 35,74 milhões de t para 2020/21

592

     Porto Alegre, 3 de março de 2021 – A temporada 20/21 de soja em Mato Grosso começou com uma seca que se estendeu de setembro a novembro de 2020 e está finalizando sob muita umidade e chuva. Por um lado, as áreas cultivadas precocemente chegaram a ter parte do seu estádio reprodutivo dentro do período da estiagem, o que comprometeu, em parte, os rendimentos obtidos. Além disso, há relatos de perdas na qualidade da soja colhida nos últimos dias em algumas regiões, já que a chuva em excesso vem prejudicando e atrasando os trabalhos a campo.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Por outro lado, as chuvas e a luminosidade desde dezembro permitiram às áreas mais tardias (maior parte das áreas) chegar ao final do ciclo com bom ou ótimo potencial produtivo. Com isso, e considerando que mais da metade das áreas do estado já foram colhidas até a última sexta-feira (26/02/21), a estimativa do Imea para a produtividade média da soja foi acrescida em 0,40 sc/ha, passando a ser agora de 57,81 sc/ha.

     Vale destacar o aumento da estimativa para a região norte, que teve seu rendimento médio acrescido em 2,47%, sendo uma das regiões com menores problemas climáticos nesta temporada. Com isso, passa a ter a produtividade esperada acima de 60 sc/ha.

     Em relação à área, ficam mantidos os 10,30 milhões de ha estimados até o momento, alta de 3,18% sobre a área do ciclo 19/20, com a região norte apontando o maior aumento em porcentagem entre as regiões. Já em relação à produção, a modificação na produtividade elevou em 0,70% a expectativa para o estado. Assim, a produção passa a ser esperada em 35,74 milhões de t, quase 1,00% superior à temporada 19/20, que havia sido o recorde até então.

     As informações constam na Estimativa de Safra do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.

     Revisão: Rodrigo Ramos / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA