Índice SAFRAS CTDI para soja sobe mais de 2% e vendedor volta ao mercado

590
soja

     Porto Alegre, 18 de novembro de 2021 – O SAFRAS CTDI, índice de preço de soja do Brasil no mercado físico, calculado por SAFRAS & Mercado e pela China TickData, está em 214,68 pontos, com alta de 2,17%, atingindo o maior patamar desde o dia 3 de novembro.

     Na quarta, o índice foi impulsionado pela recuperação dos preços no mercado físico brasileiro, impulsionados pela valorização dos contratos futuros na Bolsa de Chicago e pela alta do dólar frente ao real. Com a elevação dos referenciais, os vendedores voltaram ao mercado e o volume negociado melhorou.

     “O produtor está aproveitando o bom momento para se desfazer da soja disponível antes da colheita”, informou o analista de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira.

     A metodologia de cálculo considera:

* A relevância da produção de cada estado frente à produção total do país.

* Os pesos para cotações de localidades/estados de acordo com seu volume de produção (pesquisa diária de preços da soja em 37 principais localidades de produção e negociação do Brasil, distribuídas em 13 estados produtores).

* Mato Grosso (26,8%); Paraná (15,7%); Rio Grande do Sul (15,3%); Goiás (10%); Mato Grosso do Sul (8,8%); Minas Gerais (5%); Bahia (4,6%); São Paulo (3%); Tocantins (2,7%); Maranhão (2,6%); Santa Catarina (2%); Piauí (2%); Pará (1,7%).

* Elimina “distorções” e pontos “fora da curva” por situações específicas de cada região.

* Preços em R$ (Reais) por saca de 60 quilos, base compra (bid).

* Revisão anual de praças e pesos.

     Como é calculado o índice?

* A base do índice é 100

* A data do índice é 4 de janeiro de 2016

* O cálculo do índice é diário.

Copyright 2021 – Grupo CMA