IPC anual da Alemanha sobe 1,7% em janeiro

890

     Porto Alegre, 13 de fevereiro de 2020 – O índice de preços ao consumidor da Alemanha subiu 1,7% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, após apresentar alta de 1,5% em dezembro, de acordo com dados revisados divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (Destatis).

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Na comparação entre janeiro e dezembro, o índice caiu 0,6%. Na leitura preliminar, o índice apresentou números idênticos.

     Os preços de energia (que incluem eletricidade e combustíveis) subiram 3,4% em janeiro em base anual (sem revisão), após a queda de 0,1% em dezembro. Os preços de alimentos subiram 2,4% (sem revisão), depois de avançarem 2,1% no mês anterior.

     Os preços dos bens subiram 2,0% em janeiro (sem revisão), em base anual, após a alta de 1,2% em dezembro. Enquanto isso, os preços dos serviços subiram 1,5% (sem revisão), depois de avançarem 1,8% no mês anterior.

     O índice de preços ao consumidor harmonizado (HICP, na sigla em inglês), calculado em padrões internacionais da União Europeia (UE) para efeito de comparação com os índices de outros países do bloco, subiu 1,6% em dezembro na comparação anual e teve baixa de 0,8% em relação ao mês anterior. A leitura preliminar mostrou números idênticos. As informações são da Agência CMA.

     Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA