IPC da Eurozona sobe 0,4% em julho após revisão

1065

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     Porto Alegre, 19 de agosto de 2020 – O índice de preços ao consumidor dos países que compõem a zona do euro subiu 0,4% em julho na comparação com o mesmo período de 2019, após a alta de 0,3% de junho, segundo dados revisados divulgados pela agência de estatísticas Eurostat. A leitura preliminar mostrava dado idêntico.

     O núcleo do índice, que exclui do cálculo os preços de energia, alimentos, álcool e tabaco, subiu 1,2% em julho em base anual, após a alta de 0,8% reportada em junho, sem alterações em relação à leitura preliminar.

     Os preços de alimentos, álcool e tabaco subiram 2,0% em julho (sem evisão), após a alta de 3,2% em junho, e os preços de energia recuaram 8,4% (revisão de +0,1 ponto percentual), após a queda de 9,3% no mês anterior.

     Na comparação mensal, o índice de preços ao consumidor da zona do euro caiu 0,4% em julho, enquanto o núcleo do índice recuou 0,3%. Os preços dos alimentos, álcool e tabaco caíram 1,0%, e os de energia tiveram alta de 0,5%.

     Na União Europeia (UE), o índice de preços ao consumidor subiu 0,9% em julho em termos anuais, após a alta de 0,8% registrada em junho. Na comparação mensal, o índice caiu 0,2% em julho. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA