IPCF indica menor poder de compra de fertilizantes no mercado em dezembro

773
fertilizantes

Porto Alegre, 11 de janeiro de 2022 – O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de dezembro fechou em 1,69, uma leve alta em relação a novembro (1,67).

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Os preços das commodities agrícolas, principalmente açúcar, etanol, soja e milho, apresentaram ligeira queda, em dólar, em relação ao mês anterior, devido a uma demanda doméstica retraída e à proximidade da entrada de uma nova safra de grãos.

No mercado internacional de fertilizantes, ainda há pouca atividade compradora na maior parte das principais regiões consumidoras. Enquanto do lado da oferta, cada nutriente tem enfrentado um desafio em particular: Nitrogenados seguem sendo o nutriente de maior volatilidade, com isso a tendência de alta foi revertida devido ao recuo nos preços de gás natural alinhado a um excesso de oferta na última licitação Indiana; no Potássio, há uma grande preocupação em relação à oferta da Bielorrússia e as ações de bloqueio de exportação; no Fósforo, o mercado segue firme diante da ausência de um dos maiores produtores: China.

Vale salientar que a rentabilidade das principais lavouras no Brasil em 21/22 deve ser positiva, impulsionada principalmente pelo Real desvalorizado e bons preços internacionais das principais commodities.

O IPCF é divulgado mensalmente e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

As informações são da assessoria de imprensa da Mosaic.

Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA