JBS inicia cadastro de pecuaristas na plataforma blockchain

574
JBS

     Porto Alegre, 28 de abril de 2021 – A JBS iniciou o cadastro de produtores na plataforma Pecuária Transparente, ferramenta que, com tecnologia blockchain, tornará possível estender aos fornecedores dos fornecedores de gado para a indústria o monitoramento socioambiental com segurança de dados, confiabilidade e engajamento dos produtores, disse a empresa.

     Ao aderir voluntariamente à plataforma, o produtor que negocia animais diretamente com a JBS vai informar a lista de seus fornecedores de animais.

     Essas informações serão enviadas eletronicamente para validação da Agri Trace Rastreabilidade Animal, sistema da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Uma vez autorizada pelo produtor, a CNA verifica se a lista de fornecedores está completa.

     Empresas credenciadas na plataforma processarão a análise de conformidade socioambiental com base nos mesmos critérios utilizados atualmente pela JBS, em acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF), para verificar a existência de desmatamento, respeitando o Código Florestal Brasileiro, invasão de terras indígenas ou unidades de conservação ambiental, trabalho análogo à escravidão e uso de áreas embargadas pelo Ibama.

     O resultado dessas análises será enviado diretamente ao fornecedor da JBS, que terá uma visão da conformidade socioambiental de toda sua cadeia de fornecimento. Com isso, poderá desenvolver planos para mitigar riscos e implementar ações para ajudar os produtores a regularizar as situações quando necessário. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA