Lavouras de milho em Nova Mutum (MT) receberam boas chuvas no último domingo

815
milho

     Porto Alegre, 28 de abril de 2021 – As lavouras de milho safrinha receberam boas chuvas no último domingo em Nova Mutum (MT), no médio-norte do Mato Grosso. Segundo o engenheiro agrônomo da Jatobá Planejamento e Consultoria Agronômica, Fernando Gazola, que concedeu entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, com esta última precipitação, grande parte da safrinha está salva. “Mas alguma coisa de produtividade vai perder”, adverte, acrescentando que tem produtor que plantou quase em abril (fora da janela ideal).

      “Antes, se era esperado um rendimento de 150 sacas de 60 quilos por hectare, agora deve ficar entre 120 e 130 sacas”, pondera Gazola. Porém, vai compensar pelo valor da saca. “Vale ressaltar que a maioria das lavouras está bonita e vai produzir bem”, destaca.

     Há lugares que chegaram a ficar “20 e poucos dias” sem precipitação. Mas, no geral, choveu todas as semanas na região. “Todo ano tem condição de chuva até junho, se tiver entrada de frente fria”, lembra o entrevistado. “Ano passado, tivemos 40 milímetros entre o fim de maio e início de junho”, exemplifica.

     Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA