Membro diz que Fed precisará fazer mais para apoiar economia dos EUA

799

Porto Alegre, 4 de maio de 2020 – O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos pode contrair até 30% no segundo trimestre deste ano e o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) precisará fazer mais para apoiar a economia em meio à pandemia do novo coronavírus, disse o presidente da unidade do Fed de Dallas, Robert Kaplan.

“As taxas permanecerão baixas por mais tempo e o Fed precisará fazer mais em termos de outras ações para superar esse período”, disse Kaplan em entrevista à “Fox Business” na sexta-feira. Ele sugeriu ainda que o governo federal também pode precisar adotar medidas de estímulo adicionais.

“Esta é uma contração histórica, muito grave”, disse Kaplan, que este ano é membro votante do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). “Vamos precisar de estímulos para o resto do ano e para o próximo ano, para que possamos crescer mais rapidamente, para que possamos reduzir essa taxa de desemprego. Esse não é o papel do Fed”.

Segundo Kaplan, o Produto Interno Bruto (PIB) pode encolher até 30% no segundo trimestre em taxa anualizada. Ele disse que espera crescimento no terceiro e quarto trimestre deste ano, mas afirmou que o PIB deve encolher entre 4,5% e 5% no ano. Já a taxa de desemprego pode atingir 20% e terminar o ano entre 8% e 10%, disse.

As informações são da Agência CMA.

Revisão: Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA