Mercado de arroz tem baixa liquidez e preços em queda moderada

539
arroz

     Porto Alegre, 17 de setembro de 2021 – O mercado brasileiro de arroz encerrou a primeira metade de setembro com preços moderadamente mais baixos. Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca e 50 quilos do cereal em casca encerrou cotada a R$ 75,06 no dia 16, queda de 0,60% em relação à semana anterior. Agora, tem queda de 3,89% frente ao mesmo período do mês anterior e 28,61% mais baixo quando comparado ao mesmo período do ano passado.

     O mercado apresentou menor liquidez nesta semana, com compradores abastecidos pouco ativos no mercado e produtores/vendedores dando andamento aos preparos do plantio da safra nova.

     A Emater/RS divulgou sua primeira projeção para a safra de grãos de verão 2021/22 no Rio Grande do Sul. Para a próxima safra, a Emater/RS estima números decrescentes. A área deverá ser 0,49% menor, a produção cairá 8,61% e a produtividade 8,16%. A área será cerca de 5 mil hectares menor, com uma superfície semeada de 943,8 mil hectares. A expectativa é de uma colheita de 7,54 milhões de toneladas.

     A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) informa que foram confirmados os embarques de 60 mil toneladas de arroz beneficiado para Cuba. A exportação para o país da América Central foi firmada e 30 mil toneladas já foram enviadas para este mercado com operação pelo Porto de Rio Grande (RS). As demais 30 mil toneladas têm projeção de embarque até o final deste mês.

     De acordo com o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, esta notícia anima os produtores e trará parâmetros ao mercado orizícola brasileiro. “Estes negócios de arroz beneficiado e a exportação que devemos confirmar de arroz em casca trazem parâmetros ao mercado interno. Estamos trabalhando para garantir um bom volume de exportação no ano de 2021”, destaca. As informações partem da assessoria de imprensa da Federarroz.

     Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA