Perdas na produtividade da safra de verão de milho são estimadas em 50% em Panambi (RS)

857
mercado milho

     Porto Alegre, 2 de dezembro de 2021 – A situação das lavouras de milho da safra verão 2021/22 na área de atuação da Cotripal, em Panambi, no noroeste do Rio Grande do Sul, é bastante preocupante.

     De acordo com o engenheiro-agrônomo Dênio Oerlecke, os 7 mil hectares cultivados nos 13 municípios em que a Cotripal atua vêm sentindo os efeitos dos volumes muito limitados de chuvas no mês de novembro e uma quebra de pelo menos 50% na produtividade média das lavouras, estimada inicialmente em 9.600 quilos por hectare, está confirmada.

     Dênio ressalta que até choveu entre 15 milímetros e 45 milímetros na semana passada, mas os volumes foram insuficientes para garantir o retorno da umidade necessária ao desenvolvimento das lavouras, que se dividem entre as fases de floração (50%) e enchimento de grãos (50%). “O quadro preocupa, pois as lavouras estão com muita dificuldade para encher o grão. Para completar, as chuvas devem seguir pontuais. Neste final de semana havia uma previsão de precipitações, que já se dissiparam”, destaca.

     Segundo levantamento de SAFRAS & Mercado, o plantio de milho verão no Rio Grande do Sul atingiu 99,7% da área prevista de 1,256 milhão de hectares no último dia 26, contra 98% no mesmo período do ano passado, quando foram plantados 1,255 milhão de hectares de milho. A média de cultivo do cereal nos últimos cinco anos é de 99,6%.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA