PIB da agropecuária foi o único que cresceu no 3o trimestre na comparação anual – IBGE

907

     Porto Alegre, 3 de dezembro de 2020 – O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário foi o único a crescer no terceiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, a uma taxa de 0,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Indústria e serviços caíram respectivamente 0,9% e 4,8%.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

     No setor agropecuário, houve crescimento da produção e ganho de produtividade. “Culturas com safras relevantes no terceiro trimestre apontaram crescimento na estimativa de produção anual; café (21,6%), cana de açúcar (3,6%), algodão (2,5%) e milho (0,3%)”, disse o IBGE. Laranja e feijão, no entanto, tiveram queda de 3,4% e 4,0%, respectivamente.

     Na indústria, o PIB da construção caiu 7,9% – refletindo a queda na ocupação nessa atividade -, enquanto as indústrias de transformação encolheram 0,2%, puxada pela queda na confecção de artigos de vestuário, na Fabricação de veículos e de outros equipamentos de transporte.

     Entre os serviços, que representam 73% do PIB brasileiro, o destaque ficou com o transporte, armazenagem e correio, que encolheu 10,4%. Também diminuiu a produção dos segmentos de administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (-5,4%), comércio (-1,3%) e Informação e comunicação (-1,3%). Os destaques de crescimento no setor de serviços foram atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (+6,0%) e atividades imobiliárias (+2,7%). Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2020 – Grupo CMA