PIB da Alemanha no 2T21 sobe 1,6% ante 1T21 e 9,4% em relação ao 2T20

491
Alemanha

     Porto Alegre, 24 de agosto de 2021 – O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha subiu 1,6% no segundo trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior, em dados ajustados para efeitos sazonais e de calendário. As informações são da leitura revisada divulgada pelo escritório oficial de estatísticas do país.

     Na comparação com o segundo trimestre de 2020, o PIB avançou 9,4%, em dados com ajuste para efeitos de calendário. Sem esses ajustes, o PIB teve alta de 9,8%.

     Os dados revisam para cima a leitura preliminar, que havia mostrado alta de 1,5% em base trimestral, de 9,2% na comparação anual com ajuste e 9,6% em ajustes.   

     No primeiro trimestre deste ano, a economia alemã havia recuado 2,0% em base trimestral, 3,1% em base anual com ajuste e 3,3% em base anual sem ajustes, segundo dados revisados.

     Como as restrições impostas durante a pandemia do novo coronavírus foram cada vez mais reduzidas, as despesas de consumo final no segundo trimestre de 2021 aumentaram significativamente em comparação com o início do ano. A despesa de consumo final das famílias aumentou 3,2% no primeiro trimestre, enquanto a despesa de consumo final do governo aumentou 1,8%.

     A formação bruta de capital fixo também foi ligeiramente superior à do início do ano. A formação bruta de capital fixo em máquinas e equipamentos aumentou 0,3%, após ajuste de preços, sazonalidade e variações de calendário, assim como a formação bruta de capital fixo na construção.

     O comércio exterior também cresceu no primeiro trimestre de 2021. No segundo trimestre de 2021, as exportações de bens e serviços cresceram 0,5% em relação aos três meses anteriores. As importações aumentaram 2,1% em termos trimestrais. Com informações da Agência CMA.

     Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2021 – Grupo CMA